7 de dez de 2015

Bacalhau com Natas - Releitura

Eu já postei uma receita de bacalhau com natas aqui no blog, acho que em 2012 ou 2013, porém resolvi postar agora a recita original portuguesa. Dessa vez eu fiz todos os passos, inclusive fritei as batatinhas, na Air Fryer, mas fritei. Vamos lá:
Ingredientes:
- 500 g de bacalhau dessalgado em lascas;
- 500 g de batatas descascadas e cortadas em cubos;
- 100 ml de azeite de oliva;
- 1 cebola grande cortada em meias luas;
- 2 dentes de alho;
- 40 g de farinha de trigo;
- 1 colher de sopa de manteiga;
- 250 ml de leite;
- 250 ml de natas;
- Sal, pimenta do reino e noz moscada a gosto;
- Queijo parmesão ralado para gratinar.

Modo de fazer:

Aferventar o bacalhau por 3 minutos. Retirar os espinhos e a pele e reservar a água da fervura. Na air fryer, fritar as batatas com uma colher de azeite de oliva por 20 minutos ou ate dourar (e amaciar). Pode fritar no óleo até dourar. Salgue as batatas e reserve. Refogar a cebola com o alho até as meias luas ficarem transparentes, junte as lascas de bacalhau, refogue e acrescente as batatas fritas. Tire do fogo e reserve.
Em outra panela derreta a manteiga e acrescente a farinha de trigo, misturando bem. Adicione, aos poucos 100 ml da água da fervura do bacalhau, o leite e as natas, sempre sem parar de mexer. Deixar levantar fervura e desligar. Temperar com o sal, a pimenta e a noz moscada. Sim, você faz um molho béchamel com natas. Acrescente metade do béchamel ao refogado de bacalhau.
Num refratário untado com manteiga, acrescentar o refogado de bacalhau com a metade do molho branco e cubra com o restante do molho. Polvilhe o parmesão ralado e leve ao forno até dourar.


3 comentários: