17 de fev. de 2013

Frango Assado de Padaria

Eu não sou fã de frango. Na verdade, não gosto de nada de frango além do peito. O marido, em compensação, adora frango. E desde que juntamos os trapos, há quase 3 anos, tem que se contentar com peito de frango caseiro. Algumas vezes ele comentou, assim por cima, que sentia vontade de comer frango assado e tal, mas eu não conseguia superar meu nojinho de frango. Eis que fui para casa da minha mãe no carnaval e voltei com essa receita de frango assado de padaria (em SP isso é bem comum, conhecido também como Frango de televisão de cachorro).


Ingredientes:

- 1 frango inteiro limpo (aqui em casa foi um galetinho, porque somos só nós dois);
- 1 cebola grande;
- 4 dentes de alho com casca;
- 2 copos de água;
- 1 copo de vinho branco seco;
- 1/2 copo de óleo;
- 1/2 copo de vinagre branco;
- 1 folha de louro;
- 1 colher de sopa de colorau;
- Sal e pimenta calabresa a gosto;
- 2 colheres de cheiro-verde picadinho;
- 2 batatas grandes cortadas em cubinhos.

Modo de fazer:

Lave o frango como preferir. Eu lavei com água e limão, para tirar o cheiro de galinheiro (ou a mágoa, como dizem os mineiros). No liquidificador bata a cebola, o alho, a água, o vinho branco, o óleo, o vinagre,  a folha de louro, a colher de colorau e o sal. Vai ficar um líquido grosso, cor de laranja forte, uma coisa linda. Aí, eu adicionei as colheres de cheiro verde e a pimenta calabresa. Pegue o frango limpo e dentro de um saco tipo ziploc coloque o frango e o tempero para a marinada. Fica assim ó:

Deixe o frango com o tempero no saquinho fechado dentro da geladeira por no mínimo 6 horas. O ideal é deixar marinando uma noite inteira e eu deixei por 15 horas. Depois desse tempo todo marinando, retire o frango do saquinho e coloque numa assadeira forrada com papel alumínio. Molhe o franguinho com umas duas conchas da marinada, cubra com papel alumínio e leve para assar em forno baixo (180 a 200º ) até assar e ficar macio (como meu forno é ruim, essa fase levou 1:30 h, mas diz minha mãe que é 1 hora de forno para cada quilo de frango). Ah, olha só o frango antes de ir ao forno, já na assadeira:

Enquanto o bichinho ta assando, pegue as batatas já cortadas em cubo e cozinhe até ficarem firmes (é quase uma pré cozida). Eu cozinho legumes no microondas, dentro de um saquinho (próprio para microondas) fechado por 3 minutos em potência alta e alcanço esse ponto de cozimento firme. 
Quando o frango já estiver macio e assado, tire o papel alumínio da cobertura, coloque as batatas, regue com mais da marinada e volte para o forno, agora em temperatura média-alta, para corar. Assim que as batatas e o frango ganharem um bronzeado bonito está pronto. Ficou assim ó:



Modéstia a parte, ficou maravilhoso. Eu servi acompanhado de farofa de bacon com ovos (foi o verdadeiro frango com farofa dos farofeiros, só faltou a praia). Eu, que não gosto de frango, adorei. E o marido comeu de lamber os beiços e os dedos ;)



3 comentários:

  1. Nossa...deve ser realmente uma delicia. deu agua na boca. eu comeria demais esse franguinho.

    http://virandocomida.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Só faltou explicar se o cheiro verde é de salsa e cebolinha ou coentro e cebolinha, pois varia dependendo da região.

    ResponderExcluir