26 de dez de 2012

Feliz Natal atrasado com Cupcakes

Fui passar o natal na casa dos meus pais em Campinas e por isso não postei nada nos últimos dias, nem mesmo o meu Feliz Natal, repleto de votos de felicidades para todos os meus leitores. Então é isso: feliz Natal!!! E para tentar me redimir um pouquinho, aqui vai uma receitinha de Cupcakes de Baunilha com Geleia de Framboesa. A receita original é essa aqui, mas eu não tinha Nutella, aquela comidinha dos Deuses, e resolvi fazer com geleia de framboesa mesmo e ficaram deciliciosos! Ah, eu alterei algumas quantidades da receita original, já que não tinha extrato de baunilha e sim essência, então, segue abaixo os ingredientes que eu usei.


Ingredientes:

-140 g de manteiga em temperatura ambiente;
- 3/4 xícara de açúcar;
- 3 ovos;
- 2 colheres de chá de essência de baunilha;
- 1 3/4 xícara de farinha de trigo;
- 1 pitada de sal;
- 2 colheres de chá de fermento químico (pó royal haha);
- 1 pitada de bicarbonato de sódio;
- Geleia de framboesa.

Modo de Fazer:

Bata a manteiga com o açúcar até ficar um creme. Adicione os ovos um a um, batendo até incorporar bem. Acrescente a essência de baunilha, a farinha, o sal, o fermento e o bicarbonato, sempre batendo, até ficar uma massa homogênea. Em uma forma de muffins ou para cupcakes, forradas com as forminhas (ou untadas, como preferir), encha 2/3 de cada forminha com a massa e acrescente 1 colher de chá bem generosa da geleia, mexendo com um palito de dentes para incorporar bem. Assar em forno pré-aquecido a 180 º. Depois de assados, tirar da forma e deixar esfriar sobre uma grade de biscoitos (como não tenho uma, uso o grill do microondas, como podem ver na foto). Espere esfriar totalmente para decorar.
A cobertura desses cupcakes fiz com ganache de chocolate e confeitos coloridos. Para o ganache usei chocolate ao leite derretido no microondas e creme de leite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário