2 de fev. de 2016

Pseudo Mil-Folhas com recheio de creme de limão coberto com chantilly de limão siciliano

Essa receita eu fiz faz tempo, já era pra ter publicado aqui no blog, mas não sei por qual motivo, me esqueci. Enfim, nunca é tarde para publicar receitinhas gostosas, né. Eu sou apaixonada por doce que tenha limão, já que o ácido quebra bastante o sabor do doce, e eu gosto de doce pouco doce, sabe? (pouco confusa a explicação, hein).
Essa é aquele tipo de prato que impressiona. Sobremesa empratada sempre impressiona, parece comida de chef de cozinha, de restaurante bacana e coisa e tal.
Antes de mais nada, adianto que fiz a receita num dia de bastante calor e aí as fotos ficaram um pouquinho derretidas, mas o resultado, eu garanto que é divino. Ah, e pseudo mil folhas porque não é um mil folhas de verdade ué.



Ingredientes:

- 1 rolo de massa folhada comprada pronta (se você quiser fazer a massa, fique a vontade);
- 1 lata de leite condensado (usei uma caixinha);
- 2 gemas;
- 1 colher de manteiga sem sal;
- 500g de creme de leite fresco gelado;
- 4 colheres (sopa) de açúcar;
- suco de 1 limão tahiti;
- raspas de limão tahiti e de limão siciliano.

Modo de Fazer:

-Massa:
Primeiro abra a massa folhada conforme as instruções da embalagem e usando um copo (ou um cortador), corte círculos da massa, coloque-os numa forma forrada com papel manteiga e leve para assar em forno a 180 ª até folhar e dourar. Deixe esfriar.

-Recheio:
Enquanto a massa folhada assa, faça o recheio: numa panela coloque o leite condensado, o suco de limão, as gemas, a manteiga e as raspas de limão e cozinhe em fogo baixo, sempre mexendo, até ficar em ponto de um creme firme (ou um brigadeiro de comer de colher). Tire do fogo e reserve.

-Cobertura:
Quando a massa e o recheio já estiverem frios, faça o chantilly. Para isso, basta bater na batedeira o creme de leite fresco gelado com o açúcar e as raspas do limão siciliano. Só tome cuidado para não bater muito, pois vira manteiga. Se você tiver um sifão de chantilly, melhor ainda: misture tudo na garrafa, feche e chacoalhe e terá um lindo creme para cobrir seus "mil-folhas".

-Montagem:
Agora que todos os componentes da sobremesa estão prontos, é hora da montagem. Pegue um círculo de masa folhada, coloque uma colher do recheio sobre ele e cubra com outro círculo de massa, formando um sanduichinho. Por fim, com um bico de confeiteiro (ou com o sifão), cubra o sanduichinho com o chantilly e voilá, está pronto. Fica bem gostoso se servido com uma bolinha de sorbet de limão ou sorvete de creme.

Espero que gostem, façam e recebam elogios!

Beijocas,

Ni

Nenhum comentário:

Postar um comentário