7 de dez de 2014

Receita de Natal: La Bûche de Noël (ou Tronco de Natal)

Então é Natal, e que vamos fazer??? Receitinhas deliciosas para comemorar o nascimento de Jesus e a festa mais legal do ano, na minha humilde opinião.
Desde o ano passado, eu faço para o almoço de Natal da nossa turma de amigos, essa sobremesa francesa, cheia de tradições e que é deliciosa. Se quiser conhecer a história da Bûche de Noël é só clicar aqui! Vale dizer que além de tudo, a Bûche serve de decoração pra mesa de natal, de tão linda que fica.
Na verdade, o Tronco de Natal nada mais é do que um rocambole, recheado com ganache e coberto com glacê ou ganache, decoradinho pra ter ter essa aparência de um pedaço de lenha cortada. A massa do rocambole é uma genoise, que é um pão-de-ló esponjosinho, bem leve.


Bom, vou parar de blablablá e ir para a receita:

Ingredientes

Para a Massa (Genoise):

4 gemas;
4 claras;
125 g de açúcar;
60 g de manteiga em temperatura ambiente (mais para mole);
100 g de farinha de trigo;
1 colher (chá) de fermento em pó;
1 colher (sopa) de água morna;
1 pitada de sal.

Recheio:

100 gramas de chocolate ao leite picado;
1 lata de creme de leite sem soro;
50 g de nozes picadinhas (opcional). 

Cobertura:

100 g de manteiga amolecida;
100 g de açúcar de confeiteiro;
100 g de chocolate ao leite picado

Modo de Fazer:
 
Massa (Genoise):

Aqueça o forno em 180º. Unte e forre uma assadeira grande com papel manteiga. Unte o papel manteiga, para garantir que não vai grudar.
Bata as gemas com o açúcar até ficar um creme esbranquiçado (amarelo bem clarinho). Adicione a manteiga, a farinha, o fermento e a água morna e bata bem. Noutra vasilha, bata as claras em neve com uma pitadinha de sal até formar picos firmes. Misture delicadamente e aos poucos À massa. Despeje a massa na assadeira e espalhe uniformemente. 
Asse por uns 10 a 15 minutos, até a borda ficar dourada, nunca o bolo todo dourado, senão a genoise fica quebradiça e você não vai conseguir enrolar. Quando chegar nesse ponto, tire do forno, deixe esfriar por uns 3 minutos e delicadamente vire o bolo numa superfície coberta com papel manteiga. Enrole como um rocambole com o papel manteiga ou com um pano de prato limpo e reserve.

Recheio:
Derreter o chocolate em Banho Maria ou no Microondas, como preferir, acrescente o creme de leite, mexendo até incorporar bem e adicione as nozes. É uma ganache de chocolate com nozes.

Cobertura:

Derreta o chocolate e reserve. Na batedeira, bata a manteiga até ficar cremosa. Adicione o açúcar de confeiteiro aos poucos, batendo entre cada porção adicionada. Junte o chocolate derretido e misture bem.

Montagem:

Desenrole a massa de bolo delicadamente e espalhe uma camada de recheio. Enrole novamente, usando o papel manteiga para ajudar.

Corte uma das pontas do bolo na diagonal e a coloque sobre o bolo, ou ao lado, para dar a impressão de ser mesmo um tronco, como na foto deste post. Cubra todo o bolo com a cobertura, menos as pontas, para dar aspecto de madeira cortada.
Passe um garfo sobre toda a extensão do bolo para ficar com aparência o de casca de árvore. Decore com cerejas, folhinhas de hortelã ou qualquer outra coisa que você preferir. Polvilhe chocolate em pó e açúcar de confeiteiro para dar aquele aspecto de neve.

2 comentários:

  1. Hummmm...deve ser uma delicia...=D

    Beijinhos.

    http://virandocomida.blogspot.ca

    ResponderExcluir