22 de nov de 2014

Retornando com Boeuf Bourguignon


Eu voltei. E já que fiquei longe por tanto tempo, acho que nada melhor do que uma volta triunfal.
O prato aí de cima tem nome difícil, é francês e simplesmente delicioso. Não é complicado de preparar, mas demora um pouquinho pra ficar pronto. É uma das receitas que a Julia Child publicou em seu livro e aprece no filme Julia & Julia. Na verdade, o boeuf bourguignon era uma comida de camponês, feita com carne menos nobre e por isso o uso da marinada de vinho (amacia até tábua). Como ele é bem encorpado, é melhor fazer no inverno. Esse aí da foto eu fiz no último reveillon, em terras francesas e foi nosso jantar antes de partirmos pra ver a Torre Eiffel ;) 
Bom, vamos parar com delongas e vamos à receita (que eu adaptei e funcionou bem):

Boeuf Bourguignon:

- 1 kg de alcatra cortada em cubos (pode ser qualquer outro corte pra longo cozimento);
- 1 cenoura grande cortada em rodelas;
- 1 cebola roxa cortada em cubos grandes;
- 100 g de bacon em cubos;
- 200 g de cogumelos paris frescos;
- 12 cebolinhas pérola;
- 1 cabeça de alho;
- 1 col. sopa de farinha de trigo
- 1 garrafa de vinho tinto seco de boa qualidade (de preferência escola um vinho que você beberia numa refeição e não apenas para cozinhar);
- 1 bouquet garni: alho poró, tomilho, salsa e louo (se quiser usar outras ervas, pode;)).
-Sal e pimenta a gosto

Modo de Fazer

Numa vasilha coloque a carne, a cebola, o alho, a cenoura, o bouquet garni e o vinho, cubra com plástico filme e leve para a geladeira por no mínimo 4 horas (se puder, deixe dormir na geladeira, o perfume dessa marinada e algo de outro mundo de tão gostoso).

Ao término do tempo da marinada, separar os cubos de carne e secá-los com papel toalha ou com um pano bem limpinho. Coe os legumes e reserve o líquido e o restante da marinada para usar nos próximos passos. Em uma frigideira frite o bacon. Pré-aqueça o forno em 180º.
Numa panela que possa ir ao forno, com um fio generoso de azeite, selar os cubos de carne até dourarem. Retire os cubos de carne, e na mesma panela frite um dente de alho espremido, a cebola  e a cenoura da marinada. Acrescente os cubos de carne na panela, o bacon frito e a colher de farinha de trigo. Cubra com o vinho da marinada e deixe ferver. Quando levantar fervura, desligue o fogo, tampe a panela e leve ao forno já pré-aquecido, por mais ou menos 1:30 hora. Aqui é preciso paciência e experiência, de vez em quando dê uma olhada na panela pra ver como está. Se o líquido reduzir muito, pode colocar um pouquinho de água.
Numa frigideira refogar os cogumelos em manteiga e reservar. Na mesma frigideira, coloque 1 xícara de água, as cebolinhas pérola, 1 colher de sopa de açúcar, uma pitada de sal e deixar reduzir o líquido. Sim, você vai caramelizar as cebolinhas. Quando faltar uns 15 minutos pra terminar o tempo de forno, acrescentar na panela os cogumelos e as cebolinhas.
Para acompanhar faça um purê de batatas ou polenta e uns legumes puxados na manteiga. Se quiser, pode servir com um arrozinho branco que também fica ótimo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário