23 de fev de 2012

Profiteroles recheados com Nutellla


Eu sou apaixonada por Nutella e por profiteroles, então há resolvi juntar os dois e saiu essa receitinha aí. Não ficaram perfeitos, quando fiz ainda não tinha um saco de confeitar, tive que improvisar num saquinho plástico, mas funcionou. Vamos à receita:


Ingredientes:
2 xícaras de chá de água;
200g de farinha de trigo;
150g de manteiga;
6 ovos;
1 colher de café de sal;
1 colher de chá de açúcar;
Nutella para rechear;
Açúcar de confeiteiro para o acabamento.


Modo de Fazer:


Levar ao fogo a água, a manteiga, o sal e o açúcar. Quando começar a ferver, misturar a farinha de trigo peneirada e mexer bem, até ficar uma massa homogênea que desgruda do fundo e das laterais da panela (misture com colher de pau ou bambu, eu acho que funciona melhor). Quando a massa estiver pronta, tirar do fogo e levar para a batedeira, em velocidade baixa, e acrescentar 1 ovo por vez, batendo uns 30 segundos entre cada um. Quando a massa estiver brilhante e macia, parar de bater e colocar num saco de confeiteiro. Forrar uma forma com papel manteiga (ou com um tapete de silicone) e fazer bolinhas com a massa sobre ele. Os profiteroles tem que ficar afastados um do outro, porque eles crescem. Levar ao forno pré-aquecido a 200º por 10 minutos e depois deixar mais 10 minutos(ou mais, depende do seu forno) em 180º. Quando estiverem crescidos e corados, estão prontos, aí vem a dica que aprendi em algum lugar que não me recordo: desligar o forno e só retirar os profiteroles quando estiverem frios.
Para rechear, você pode colocar a Nutella num saco de confeiteiro com bico menor, fazer um futinho embaixo dos profiteroles e enchê-lo com o creme de avelã. Ou fazer como eu fiz, na falta do saco de confeiteiro: repartir ao meio e passar a Nutella generosamente. Depois de recheados é só polvilhar o açúcar de confeiteiro e está pronto ;)

Nenhum comentário:

Postar um comentário